Dentadura de acrílico


Quais são os passos para fazer uma dentadura normal, ou de encaixe em implantes?
Primeiro tem que se tirar um molde (impressão) usando uma pasta viscosa (alginato) num suporte com o formato da arcada dentária (moldeira). O molde assim obtido é como o "negativo" de uma foto. Para obter o positivo enche-se de gesso e deixa-se endurecer.
A partir desse momento já temos um modelo exatamente igual á boca. Sobre o modelo faz-se uma base com cera para tirar alguns registros anatômicos importantes, através de uma prova.
No passo seguinte montam-se os dentes em cera e faz-se uma nova prova. Aí o paciente pode ver se gosta ou deseja alguma alteração na cor, forma e posição dos dentes. O dentista afere da boa adaptação e detalhes técnicos. Após esta última prova o trabalho passa por um processo onde a cera é removida e substituída pelo material definitivo, normalmente polímero acrílico. Também podem ser em nylon ou silicone, tornando-se mais caras nesses casos. Depois o acrílico é polimerizado a quente e enrijece. A prótese é então polida, finalmente colocada na boca e o paciente paga o valor dela (preço médio) só neste momento. É normal a pessoa ter que retornar à clínica para afinar algum pormenor.



Às vezes as pessoas perguntam se existe acrílico transparente. Existe sim! A base das dentaduras pode levar esse tipo de resina mas na verdade ela fica melhor no tom natural da gengiva. Várias tonalidades estão disponíveis no mercado, para pessoas de todas as etnias.