Faceta e jaqueta de porcelana

Faceta ou jaqueta

A faceta de porcelana é o tratamento estético dental mais popular entre as celebridades, por exemplo Daniele Suzuki. Utiliza-se para melhorar a aparência dos dentes anteriores e é uma alternativa ao clareamento dentário.

Também conhecida como lente de contato dental, é uma capa de cerâmica colada à face labial dos dentes anteriores, destinada a branquear os dentes e/ou corrigir a estética. Dura aproximadamente 10 a 15 anos.
É usada para:

lente de contato dental

Normalmente o processo consiste na remoção da camada fina do esmalte do dente hospedeiro. A seguir o dentista tira um molde da boca que envia para o laboratório de prótese dentária. O paciente sai da clínica com facetas provisórias enquanto aguarda a produção das definitivas em cerâmica. A faceta de porcelana não só melhora a estética como confere robustez ao dente onde é aplicada.
No entanto é bom tomar consciência de alguns senãos. Todo o procedimento é invasivo. Alguns dos efeitos secundários são dores nos dentes por algum tempo, variando muito de caso para caso. Outro problema é que se existir algum erro e o nervo do dente inflamar, o mais certo será ter que fazer tratamento de canal. Além da 'morte' do dente o preço sofrerá um agravamento devido aos tratamentos não previstos. O processo é irreversível e tem que ser convenientemente ponderado. Também tem que se preocupar com uma garantia. Imagine que cai e sofre um acidente com uma das facetas. O que acontecerá num caso desses?
Uma alternativa menos durável mas muito mais barata e que exige menor desgaste do dente, é a faceta em compósito ou compômero. É uma alternativa com todas as vantagens excepto a duração. Naturalmente necessitará ser refeita dentro de poucos anos mas compensa pela diferença de preço e por ser menos invasiva (caso queira conhecer o preço da faceta de porcelana, consulte a tabela de preços no dentista).


Faceta laminada tipo Lente de contato

A diferença entre a lente de contato dental (faceta laminada) e a jaqueta de porcelana é que neste caso não existe desgaste mecânico da face dos dentes. Utiliza-se ácido fosfórico para corroer ligeiramente o esmalte e promover a adesão da faceta, que tem uma expessura mínima de 0.2 a 0.3mmm. O dente fica um pouco mais volumoso devido a este aumento na sua dimensão mas em muitos casos não é significativo.


Contra indicações

As pessoas que sofrem de bruxismo, não devem de modo algum, usar faceta de porcelana ou lente de contato dental. Para essas pessoas está mais indicado a jaqueta ou a coroa dentária.


Cuidados a ter com faceta de porcelana

As facetas podem partir ou rachar mas normalmente não alteram a côr.

Antes de decidir pela colocação de facetas dentárias, deve ter em mente que a remoção do esmalte para acomodar a lente de contato dental, é irreversível. Igualmente ter a noção de que a faceta tem uma longevidade de no máximo 20 anos. Por isso serão precisas novas facetas a médio prazo.