Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita. Mais informação.

Prótese Dentária Esquelética (com grampo)

A esquelética é um tipo de prótese dentária com uma parte em metal à qual estão fixos os dentes artificiais e o acrílico que reproduz a gengiva. A parte metálica é constituída pelos apoios nos dentes naturais ainda presentes, pelos grampos que servem para reter a prótese no lugar, e por uma barra mais ou menos larga que liga os dois lados da prótese.

É uma solução que já conta muitos anos e que nem sempre agrada devido aos problemas estéticos que provocam os grampos de retenção, quando visíveis. A última coisa que uma pessoa quer é que as outras percebam que ela está usando uma dentadura. No entanto em termos mecânicos, e quando os problemas estéticos não se põem, é uma prótese mais aconselhada do que a conhecida placa ou dentadura de acrílico.
Todas as próteses parciais removíveis, são soluções de inferior qualidade e preço, se comparadas com prótese fixa. Entre as removíveis, a esquelética é a menos danosa e tem um custo médio alto, só excedido pelo custo da prótese de silicone.

Imagem de prótese dentária esquelética


PPR - prótese parcial removível


Contribui menos para a reabsorção óssea das zonas desdentadas do que a prótese de acrílico. Tem também a vantagem, devido á resistência da liga metálica, de não cobrir áreas tão extensas da boca, como por exemplo o palato ou a face interna (lingual) dos dentes. A esquelética é também conhecida como PPR (protese parcial removível).