Prótese Dentária com Grampo

Esquelética de metal e resina acrílica

A prótese esquelética é uma prótese dentária removível com grampos. Tem uma parte em metal à qual estão fixos os dentes artificiais e o acrílico que reproduz a gengiva.

A parte metálica é constituída por apoios (suportes) nos dentes naturais ainda presentes, por grampos que servem para reter a prótese no lugar, e por uma barra mais ou menos larga que liga os dois lados da prótese.

Imagem de prótese com grampo


Prótese dentária parcial removível esquelética - PPR

É uma solução que já conta muitos anos e que nem sempre agrada devido aos problemas estéticos que provocam os grampos de retenção, quando visíveis. A última coisa que uma pessoa quer é que as outras percebam que ela está usando uma dentadura. No entanto em termos mecânicos, e quando os problemas estéticos não se põem, é uma prótese mais aconselhada do que a conhecida placa ou dentadura de acrílico.

Prótese com grampo - preço

Todas as próteses parciais removíveis, são soluções de inferior qualidade e preço, se comparadas com prótese fixa. Entre as removíveis, a esquelética é a menos danosa e tem um custo médio alto, só excedido pelo custo da prótese de silicone. O valor médio para uma esquelética era em torno de R$ 1.571,00 em 2024.

Se tiver possibilidades, opte por uma ponte fixa em vez de prótese removível, seja de que tipo for.

A prótese esquelética contribui menos para a reabsorção óssea das zonas desdentadas do que a prótese de acrílico. Tem também a vantagem, devido á resistência da liga metálica, de não cobrir áreas tão extensas da boca, como por exemplo o palato ou a face interna (lingual) dos dentes. A esquelética é também conhecida como PPR (protese parcial removível) e prótese com grampo.